Falcoaria

A palavra falcoaria ainda remete a maioria das pessoas à passagens de filmes e romances históricos famosos onde cavaleiros envergando brilhantes armaduras trazem em seu punho belos falcões com estranhos adornos sobre a cabeça e fitas que balançam sob suas garras quando as aves voam, deixando a luva do falcoeiro.
Poucas pessoas, entretanto, tem a noção correta sobre o que realmente é a falcoaria, como e quando esta surgiu. Para responder a essas questões temos de retroceder um pouco na história da humanidade, cerca de três ou quatro mil anos atrás, até a época em que sobrevivíamos da caça e coleta.
Certamente desenvolvida como uma forma de obter alimento, a falcoaria é  fruto da capacidade de observação e raciocínio humano,  culminando na captura de uma ave de rapina e no estabelecimento de relações de troca, sendo oferecidos à ave o abrigo, cuidados e alimentos que esta necessitasse, em troca das presas que apenas ela era capaz de perseguir e abater.
Assim surgiu a falcoaria, nome dado a ciência de adestrar aves de rapina, considerada por muitos uma forma de arte, devido ao alto grau de sensibilidade e dedicação exigidas para sua prática.







Fonte: www.abfpar.org